No começo deste mês, o prefeito assumiu o Comitê Gestor de uma das redes de cidades mais influentes e ativas do mundo.
No dia 05 de fevereiro, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, assumiu a liderança do Comitê Gestor da rede de cidades C40, organização focada em ações para mitigar as mudanças climáticas. A solenidade ocorreu durante a 5ª Cúpula de Prefeitos, realizada entre os dias 04 e 06 de fevereiro, em Johannesburgo.
Paes recebeu o cargo do ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, um dos artífices na reestruturação da C40, que passará a ocupar a posição de presidente do Conselho da C40.
Na ocasião, Bloomberg afirmou a competência e comprometimento de Paes e do Rio com a agenda da rede. “O prefeito é um líder determinado, focado e um apaixonado por sua cidade, seus eleitores e pela missão da nossa organização. No encontro Rio+ C40, em 2012, ele acertadamente colocou que o futuro da mudança climática começa com as cidades”, disse Bloomberg.
Relatório “Climate Action in Megacities Volume 2.0”
Durante o evento de Johannesburgo, houve também o lançamento do relatório CAM 2.0 (disponível na íntegra aqui), que mostra o engajamento e as ações das cidades da rede para o controle da emissão de gases poluentes. Segundo Paes, “Prefeitos têm o poder real de cortar a emissão e melhorar a resiliência climática. E eles estão agindo”, como reportou o Cities Today.
Mais informações sobre o relatório disponíveis no blog do FONARI - http://blogfonari.wordpress.com/
Os quatro mandamentos para uma cidade do futuro
O engajamento de Eduardo Paes foi mote da apresentação dele no TED Talks, em 2012. O prefeito organizou a apresentação em torno de quatro mandamentos. Mostrou a partir deles como não é necessário ser uma potência econômica para colocar políticas eficientes em prática. Confira a apresentação no blog.
A cidade do Rio de Janeiro é atualmente subcoordenadora do FONARI.
Matéria veiculada no site http://blogfonari.wordpress.com/

Nenhum comentário:
Postar um comentário