sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Olivais do Pampa avança nos campos da região campanha

Foto: Lucas Silva
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), retomou o plantio de oliveiras pelo projeto Olivais do Pampa – Brasil Próximo. Na tarde de ontem (26-09) foi iniciada a plantação da segunda área contemplada. Na Chácara das Roseiras serão plantadas 238 mudas em um hectare de terra. A primeira do plantio aconteceu em dezembro do ano passado.

Após uma avaliação técnica, foi constatada que em Bagé e região a melhor época de plantio de oliveiras é na primavera. Até inicio de novembro, as outras 11 famílias engajadas no programa, receberão apoio técnico e suplementos para iniciar o processo de plantio e produção de olivas.

O projeto beneficia produtores de pequeno e médio porte, envolvendo cinco municípios, (Bagé, Candiota, Hulha Negra, Quaraí e Aceguá) com a pretensão de fomentar a olivicultura, trabalhando toda a cadeia produtiva, desde o plantio, produção e comercialização do “Azeite de oliva extra virgem do pampa”.
 
A secretária da SMDET, Magda Flores, lembra que este é um projeto pioneiro implantado pela Prefeitura de Bagé, na qual há uma parceria entre os Governos Municipal, Estadual, Federal e Italiano. “Pretendemos impulsionar a renda dos pequenos e incentivar a cultura de oliveiras pelos grandes produtores da região”, salientou.
 
O engenheiro agrônomo, Emerson Menezes, participou da qualificação realizada na Itália, para aperfeiçoamento e conhecimento de técnicas de plantio, colheita e produção. Hoje, atua como instrutor para os novos produtores e afirma; “No máximo em três anos, já estaremos produzindo os azeites do Pampa”, concluiu.
 
Para o proprietário da localidade, Ricardo de Souza Lopes, este plantio deve diversificar a produção da fazenda, preenchendo uma lacuna da propriedade. “Espero que com a produção das oliveiras, possamos incrementar a renda familiar e a partir deste projeto escola, exportar produtos para outras localidades”, comentou.
 
Em paralelo ao programa, já está confirmado nos dias 8 e 9 de novembro, a 1° Reunião Técnica de Olivicultura do País, em Bagé. Evento em âmbito nacional que deve reunir técnicos e especialistas para discussão do tema. O município foi escolhido justamente por ser o único a ter o projeto em andamento.
 
Matéria veículada no síte da Prefeitura Municipal de Bagé http://www.bage.rs.gov.br/noticias_visualiza.php?id=1850 

Nenhum comentário:

Postar um comentário