sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Organizadores do IV Festival Internacional de Cinema da Fronteira visitam o Uruguay para divulgação do evento



Representantes do IV Festival Internacional de Cinema da Fronteira estiveram em Melo e Montevidéu  estabelecendo relações com instituições públicas e privadas do Uruguay. A viagem contou com visitas aos jornais e emissoras de televisão do Uruguay onde se divulgou os últimos dias de inscrições de filmes na mostra internacional.

Uma parceria efetiva com o Ministério de Edução e Cultura (MEC) re-estabelecida em 2012, vai garantir a exibição de longas-metragens uruguaios recentes e premiados no exterior. Autoridades e governantes foram convidados a participar do Festival. A Intendência de Cerro Largo e os Centros MEC de Cerro Largo vão presentear o Festival com uma apresentação do tradicional grupo de Candombe de Melo “La Unión”. 

A Rede ”Mercociudades”, firmou uma positiva parceria com o Festival Internacional de Cinema da Fronteira, garantindo divulgação internacional ao evento e abrindo espaço para uma Mostra Itinerante a começar pela cidade de Montevidéu em 2013.

Em Montevidéu  a organização do festival realizou encontros com realizadores locais, estabelecendo intercâmbio cultural e troca de filmes. Muitos destes realizadores, inscreveram seus filmes e estarão competindo esta semana em Bagé na Mostra internacional, representando o Uruguay. A passagem do festival pelo Uruguay plantou sementes de integração cultural e aproximou os realizadores uruguaios de um festival brasileiro, mas cada vez mais internacional.

Nesta semana, em ato de divulgação do IV Festival de Cinema da Fronteira o Cineasta amazonense Junior Rodrigues ministrou uma oficina intensiva de cinema na "Escuela Nº 7 – centro de arte e Cultura", em Melo, Cerro Largo. 

A expectativa é que o Uruguay esteja efetivamente presente neste evento que nesta edição abre homenageando um Cineasta Uruguaio com um filme que narra a trajetória do maior herói do País, José Artigas. Será na terça-feira, as 20h em Santa Thereza, com apresentação de Candombe e exibição de “Artigas, La Redota", de Cesar Charlone, cineasta homenageado, que estará presente no festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário